domingo, 27 de setembro de 2009

Brasil: F-1 - Caso Nelson Piquet Jr. será julgado pela FIA nesta segunda-feira, em Paris

21/09/09 -Flavio Briatore e o piloto Fernando Alonso devem ser ouvidos pela entidade.
O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reúne em sua sede nesta segunda-feira, em Paris, na França, para julgar a possível conspiração da equipe Renault para manipulação de resultado na Fórmula 1, no GP de Cingapura do ano passado.
No dia 28 de setembro de 2008, o piloto brasileiro Nelsinho Piquet bateu em um local onde não havia a possibilidade de se retirar o carro sem a entrada do safety car, o que favoreceu diretamente seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que já havia parado nos boxes e venceu a prova.
Apesar de ter recebido a notícia de que a FIA aceitou seus argumentos sobre sua inocência no caso, o bicampeão mundial Fernando Alonso foi intimado a comparecer à reunião.
Nelsinho está imune a processos por ter contado a verdade. Ao fazer a denúncia, o piloto recebeu a garantia da FIA de que se livrará das acusações de ter participado da trama. No entanto, isso não significa que o futuro do brasileiro na categoria mais importante do automobilismo mundial será de portas abertas.
A acusação sobre uma possível manipulação da Renault foi feita à FIA pelo pai de Nelsinho, Nelson Piquet, durante o GP da Hungria deste ano, quando o filho estava sob ameaça de demissão. Depois disso, a equipe francesa entrou com uma ação judicial contra o brasileiro. Caso o escândalo seja confirmado, a Renault pode ser banida do campeonato e Briatore seria impedido de voltar a trabalhar na Fórmula 1.
Após perder o emprego nesta temporada, Nelsinho foi à FIA e afirmou que o acidente foi arquitetado pelo chefe da equipe francesa, Flavio Briatore, e pelo engenheiro chefe da equipe, Pat Symonds, como estratégia para dar a vitória a Alonso.
A entidade divulgou um relatório com imagens da telemetria do carro de Nelsinho no momento da batida. Os gráficos de aceleração comprovavam que ele acelerou mais do que o comum na curva e provocou o acidente de maneira proposital.
Categoria: Esportes

Palavras-chave: Brasil F-1 Nelson Piquet Briatore Fernando Alonso Gp- Singapura FIA Renault

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...