domingo, 27 de setembro de 2009

Bomba: Ministério Público recebe representação contra “Bom Dia & Cia” do SBT


Bomba: Ministério Público recebe representação contra “Bom Dia & Cia” do SBT

O Ministério Público do Estado de S.Paulo recebeu uma representação no dia 15 de setembro do Projeto Criança e Consumo do Insituto Alana contra o programa “Bom Dia & Cia” do SBT. Segundo o instituto, a atração direcionada ao público infantil tem grande apelo ao consumo.

De acordo com o site do projeto, pode-se notar “mediante contínua análise deste programa é que ele é todo formatado de acordo com uma lógica de consumo prejudicial e incompreensível para as crianças telespectadoras, estimulando o desejo e o consumo desenfreado de brinquedos”.

O “Bom Dia & Cia” é exibido todas as manhãs e alterna desenhos animados e jogos interativos, em que as crianças telefonam para o programa e concorrem a prêmios como bonecas, bicicletas e videogames.

O instituto afirmou que entrou em contato com o SBT há três meses, no dia 26 de junho, mas até o momento não obteve resposta. Por isso, a representação foi encaminhada para a Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público. Além disso, o projeto encaminhou o documento para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), para os fabricantes Mattel, Hasbro, Sony e novamente para o SBT.

Em junho do ano passado, o projeto já havia se manifestado ao Ministério da Justiça sobre a veiculação de chamadas da novela Pantanal durante o “Bom Dia & Cia”. Dessa forma, o público infantil ficaria interessado na trama, recomendada para maiores de 14 anos. O SBT foi notificado, mas não se manifestou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...